: 14 (dos meus) hábitos em viagem.


Adoro viajar! Aliás, quem não gosta?! Haverá coisa melhor do que sair da rotina, conhecer um local novo e voltar a casa com o espírito renovado? Mas até para viajar é preciso ter algumas coisas em conta. E, por isso mesmo, decidi mostrar-vos a lista de hábitos que eu tenho sempre que faço uma viagem.


Antes de ir...

1 - Escolha do local: Pessoalmente gosto de visitar locais calmos que ajudem a afastar-me da minha rotina habitual. Sou louca por aldeias no meio da serra e vilas pequenas coladas ao mar. Dois mundos bastante diferentes que têm exactamente o mesmo efeito em mim!

2 - Ter tudo planeado: Ainda antes de sair de casa gosto de ter tudo delineado. Desde as refeições até aos roteiros. Acredito que assim poupo imenso tempo, que iria gastar sempre que tivesse de parar para pensar no que faríamos a seguir. Com a ajuda dos roteiros aproveitamos melhor o local escolhido e tudo o que ele tem para oferecer. No entanto reservamos sempre um dia (ou dois, dependendo da duração da estadia) para passearmos sem rumo. Não há férias algumas em que não nos percamos algures no caminho. Já faz parte da tradição!

3 - Fazer uma lista com tudo o que é necessário: Acreditem, não há coisa pior que estar a 300Km de casa e percebermos que nos esquecemos de algo essencial. Já me aconteceu estar numa aldeia junto ao Porto e perceber que me tinha esquecido, por exemplo, da escova do cabelo! 

4 - Levar connosco uma mala de primeiros socorros: Nunca se sabe o que pode acontecer e mais vale ir prevenido. Fora das coisas habituais (pensos, gazes, soro, betadine...) costumo levar alguns medicamentos e cremes que sei que poderão ser necessários. Ainda nestas últimas férias o David ficou doente e, apesar de eu ter levado a mala connosco, foi preciso ir à farmácia. Mas se estiverem num local isolado podem ter que percorrer muitos quilómetros até encontrarem uma farmácia. Da próxima vez irei ainda melhor preparada. Prevenir é a palavra-chave. Porque a verdade é que não acontece só aos outros!

5 - Levar um orçamento definido para as férias: Juntem dinheiro durante uns meses e levem essa quantia convosco. Contabilizem as contas básicas (como a estadia e a alimentação) e reservem uma parte para gastarem em coisas para vocês. Evitem ao máximo gastar o dinheiro que está fora daquele que reuniram. Assim irão evitar gastar mais do que aquilo que deveriam.

Quando chegamos...

6 - Esquecer o telemóvel: Experimentem desligar-se do mundo durante as próximas férias. Pode custar ao início mas depois já nem se vão lembrar que aquele pequeno aparelho, que estava sempre a vibrar, existe. Sempre que eu vou de férias perco o rasto ao meu telemóvel!

7- Ignorar o Wi-Fi Grátis: É uma armadilha! Sem nos apercebermos vamos desperdiçar horas a actualizar as redes sociais e a publicar mil e uma fotos sem estarmos verdadeiramente a aproveitar a vista que publicamos no facebook, no instagram ou no twitter. Há tempo para tudo isso quando voltarmos a casa.

8 - Levar calçado confortável: A melhor maneira de conhecer um local é andar a pé. Vão preparados para isso.

9 - Adequar a roupa ao clima: Por exemplo, nas noites de verão na zona de Viseu quase que é preciso cobertor para se estar na rua. Já no litoral alentejano basta um casaco leve. Se não conhecerem o clima do local que vão visitar tentem informar-se antes. Os sites de meteorologia são os nossos melhores amigos!

10 - Acordar cedo: Sim, eu sei que são férias! Mas se há coisa que odeio é acordar tarde e perceber que desperdicei grande parte do meu dia. Prefiro deitar-me cedo e acordar pelo fresco. Além das ruas ainda não estarem cheias não morremos abafados pelo calor. Se, por algum motivo, nos deitámos tarde há sempre opção de se fazer uma sesta após o almoço quando o calor aperta e é quase impossível estar na rua!

11 - Nunca largar a máquina fotográfica: Durante aqueles dias este é o único aparelho que nunca deixo para trás. Está sempre de bateria carregada e com espaço no cartão. Torna-se a minha melhor amiga!

12 - Provar a gastronomia local: Para quem gosta de bem comer, como eu, não pode perder a oportunidade de experimentar um prato típico!

13 - Tirar o relógio: Se estamos de férias para quê estarmos preocupados com horas? Há que aproveitar ao máximo sem as preocupações que nos povoam a mente durante os nossos dias normais.

14 - Divertirem-se!!! Provavelmente o ponto mais importante de todos. Libertem a mente e aproveitem os dias ao máximo. Conheçam, fotografem, passeiem. Venham de lá renovados!

Contem-me...

Partilham estes hábitos comigo? Têm hábitos diferentes? Quero saber tudo!

Comentários

  1. Que boas dicas =) Nunca organizei umas férias minhas, sempre fui com alguém que me guiava, mas gostava de o fazer um dia!

    ResponderEliminar
  2. Os meus pés têm calos de tanto palmilhar as ruas de Tóquio. Não sou como tu, não consigo largar o telemóvel porque: 1) vou sempre sozinha. 2) GPS 3) Máquina fotográfica. É mau admitir, mas o meu telemóvel tem uma qualidade fotográfica melhor que a minha máquina......

    Sítios onde comer, não escolho antecipadamente. Quando sinto fome paro num restaurante ou vou a um supermercado comprar algo para comer (e depois tenho a minha teoria do McDonald's).

    Levo sempre medicamentos, mas gazes e etc, não. Para alguma coisa existem farmácias e eu não gosto de lugares remotos. Como sabeis, sou uma moça das grandes cidades.

    WiFi grátis para mim é um "must have" porque senão não há papinha para ninguém. Lamento, não consigo despegar-me do telemóvel e das redes sociais durante viagens porque quero sempre partilhar tudo... (sou uma partilhadora nata... sqn)

    E por fim, gastronomia local: creio que durante uma semana fiz 4 ou 5 refeições seguidas dos mais variados tipos de Ramen, Tsukemen e afins. E claro, o Sushi que nunca falha.

    ResponderEliminar
  3. Que belas dicas :D
    Ai ai ai férias...já suspiro por elas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Partilho a maioria dos hábitos que aqui tens. Sou sempre eu a senhora da mala dos primeiros socorros! :)
    Quanto ao planear tudo... Nem tanto. Muitas vezes decidimos o que fazer quando acabamos de fazer a última coisa. Mas secalhar como dizes era um bom remédio para pouparmos um tempinho considerável.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Olha eu partilho muitos destes hábitos :) o telemóvel fica sempre esquecido, estipulo sempre quanto dinheiro estou disposta a gastar e nunca ultrapasso esse orçamento. Acho que basicamente faço tudo menos tirar o relógio (sinto-me nua sem ele) e levar uma mala de primeiros socorros. Nunca me lembrei disso e devia xD

    ResponderEliminar
  6. Quando fazia férias itinerantes, começava logo em setembro a planear as férias do próximo ano. Gosto de "inventar", de fazer coisas fora do programa, mas tem de haver um mínimo de organização, se não queremos que as férias se tornem um caos.
    E para quem faz campismo, a arrumação da tralha é muito importante, para que ao segundo dia não comece a sobrar bagagem. xD

    ResponderEliminar
  7. Também tenho muitos destes hábitos :D

    r: Mas é que é mesmo!

    ResponderEliminar
  8. número 4, muitoooo importanteeeee!!

    r: ganhou uma inimiga muahahah

    ResponderEliminar
  9. Bons hábitos!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. r: Muito, muito obrigada, minha querida *.* estou mesmo ansiosa!

    ResponderEliminar
  11. Tudo excelente dicas, mas as minhas preferidas são, sem dúvida, a do telemóvel, a do Wi-Fi grátis e a do relógio! É muito importante sabermos desligar-nos de vez em quando :)

    ResponderEliminar
  12. Ainda não tenho o hábito de viajar a não ser em férias com os meus pais... e aí, não sou eu que defino as "regras". Mas ainda assim, faço uma das coisas da tua lista: vou escrevendo, uns dias antes, tudo aquilo que preciso de levar, até o mais essencial como a escova de dentes, para não correr riscos! :b

    ResponderEliminar
  13. hehehe temos "rotinas" de férias e viagens muito parecidas, mas tens razão existem coisas muito importantes de se fazer em viagem e que não se devem esquecer!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  14. São excelentes dicas que eu faço questão de seguir também! :)

    ResponderEliminar
  15. R: fico feliz por terra gostado :)
    Este verão vou viajar e não me vou esquecer destas dicas, principalmente da "esquecer o telemóvel" ahah

    ResponderEliminar
  16. r: Muito obrigado, Cláudia! É muito bom saber isso :)

    Também adopto muitos dos hábitos que aqui referiste!

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho um nível de obsessivo compulsividade que me leva a fazer listas para tudo, e a planear ao pormenor! Adorei a dica do telemóvel, do relógio, e de ir para sítios que quebrem a nossa rotina, acho que é necessário quebrar o stress. Grande parte do meu dia é passado a fazer contas para ver a que horas tenho de chegar onde, e é ÓTIMO estar de férias e não ter de me preocupar :)

    Obrigada pelas dicas!

    R:Ainda bem que gostaste do texto e te identificas Cláudia. Feliz por saber que há mas pessoas com a mesma opinião de que é mais bonito quando é especial ;)

    ResponderEliminar
  18. Eu também tenho que andar sempre com calçado confortável senão não consigo aproveitar como devia :p

    ResponderEliminar
  19. Concordo completamente com todas as dicas e são fantásticas para ajudar a organizar-nos melhor porque se há coisa que não gosto nada é de andar sem organização nenhuma porque acaba por fazer com que a diversão se evapore!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?