: O dia em que me senti desconfortável.


Há uns dias atrás fui passear com uma amiga para o paredão junto à praia de Santo Amaro de Oeiras. Andavam por lá imensas pessoas - a pé, de patins, de bicicleta,.. - mas apenas uma me chamou realmente à atenção. Uma mãe, acompanhada por outros familiares, que estava a dar de mamar ao seu bebé. Não, não foi isso que me deixou desconfortável. O que me fez revirar o estômago foi o facto de ela estar de costas para todos nós, como se o que estivesse a fazer fosse algo feio ou nojento. Pode até ser uma escolha pessoal, para não estar a mostrar o peito, mas não consigo deixar de pensar que aquela protecção é fruto da pressão que a sociedade faz em relação à amamentação em público. 

A sério que vivemos num mundo onde é aceitável, por exemplo, vestir biquinis que mostram praticamente a fruta toda, mas onde é recriminado o acto de alimentar uma criança? Era o mesmo que dizer a todos os outros mamíferos que escondessem as mamas ou que então fosse para trás de um arbusto, que isto de amamentar em frente ao resto das pessoas é uma falta de respeito. Alimentar as nossas "crias" é algo natural e que não deveria causar confusão alguma. Talvez também me deixe quebrar pela sociedade quando for mãe. Talvez seja daquelas que tapa a criança com uma fralda - desculpa filha se for assim. Mas, para já, fico irritada sempre que vejo uma mulher desconfortável por algo que só a deveria fazer feliz.
Força a todas as mães que sofrem na pele com esta pressão!

Comentários

  1. É a nossa sociedade e acho que sempre será.

    ResponderEliminar
  2. «A sério que vivemos num mundo onde é aceitável, por exemplo, vestir biquinis que mostram praticamente a fruta toda, mas onde é recriminado o acto de alimentar uma criança?». Foste, precisamente, ao cerne da questão! Sabes qual é o mal? É que as pessoas não são coerentes e têm sempre dois pesos e duas medidas

    ResponderEliminar
  3. Não vejo problema nenhum na amamentação, seja onde for. E não olhar para alguém com desdém, só por estar a alimentar a criança. Olho com desdém se a criança estiver a chorar de fome e a mãe não lhe der resposta a necessidade por 'não ser o sitio ideal'. Enfim. A sociedade só descrimina o que não deve.

    ResponderEliminar
  4. Acho estúpido considerarem como falta de respeito.. Acho o ato de amamentar uma das coisas mais bonitas da natureza humana!

    ResponderEliminar
  5. Nesse aspeto parece-me que regredimos em relação ao tempo dos nossos pais e avós.
    Talvez porque se perdeu o hábito de amamentar, hoje as mulheres são quase forçadas a exibir um falso pudor para não chocar a sociedade com um ato perfeitamente natural.
    Há nisto, como em muitas outras atitudes, uma grande carga de hipocrisia.
    É a humanidade no seu explendor...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

À noite gosto de contar as estrelas que estão no céu e de ver por onde anda a Lua. E tu do que gostas?